Home / Notícias / EMATER e EMBRAPA entregam estudos de caracterização do Queijo Artesanal Alagoa

EMATER e EMBRAPA entregam estudos de caracterização do Queijo Artesanal Alagoa

Na noite de terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020, o Centro de Eventos Kivia Roberta Guimarães ficou repleto de produtores de queijos e autoridades de diversas instituições, entre elas, Ministério da Agricultura, EMBRAPA, Governo de Minas, SEAPA, EMATER, EPAMIG e SEBRAE/MG para a entrega do Boletim de Pesquisa realizado pela EMBRAPA e da Caracterização do Queijo Artesanal de Alagoa realizado pela EMATER-MG.

Mesa de Autoridades presentes

Estes documentos contribuirão para o Governo de Minas, através da SEAPA, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento possa reconhecer oficialmente Alagoa como região produtora de queijo artesanal e Certificar o Queijo Artesanal de Alagoa.

Entrega

Julio da Emater, Prefeito Juliano e Marcos Fabri da Emater

Feito isso, os produtores poderão solicitar a Certificação Estadual no IMA/SISBI e/ou solicitar o Selo Arte através do consórcio do Serviço de Inspeção Municipal.

Juliano

Prefeito Juliano dando as boas vindas e falando dos benefícios ao Produtor Rural

O extensionista local da EMATER, Julio Fleming, abriu os trabalhos compondo a mesa de autoridades. O Prefeito Municipal, Juliano Diniz, deu a boas vindas aos presentes discorrendo sobre a importância do produtor rural na atual administração. Estiveram presentes as seguintes autoridades: Diretor Técnico da EMATER, Feliciano Nogueira de Oliveira; Chefe-Adjunto da EMBRAPA Gado Leite, José Roberto Ferreira; Presidente da APROALAGOA, Francisco Antonio de Barros Junior; Auditor Fiscal do MAPA, Carlos Caiuca; Superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da SEAPA, Gilson Sales; Pesquisador da EPAMIG, Fernando Magalhães.

Entrega

Franscisco da Aproalagoa e José Roberto da Embrapa

Além dos componentes da mesa, outras autoridades estiveram presentes: Fábio Lacerda, do Ministério da Agricultura; Henrique Paiva, Pesquisador da EPAMIG; Marcos Fabri, Gerente Regional da EMATER; Flora Teixeira, Coordenadora Regional da EMATER; Marciana Souza, Laticinista da EMATER; Ricardo Boscaro, do Sebrae Minas; Fábio Homero, da EMBRAPA Gado Leite.

Chiquinho

Francisco Barros, presidente da APROALAGOA em seu pronunciamento

O presidente da APROALAGOA, Francisco Barros elencou as dificuldades enfrentadas e os desafios para sair da clandestinidade. “Nós precisamos de apoio para a legalização da nossa atividade, nós trabalhamos muito e dormimos pouco. E, no final, ainda corremos o risco da mercadoria ser presa.”

Todas autoridades presentes manifestaram apoio à Prefeitura de Alagoa e à APROALAGOA no sentido de colaborarem para a regulamentação da atividade.

Osvaldo Filho fez uma retrospectiva da jornada pela certificação iniciando o contato com a Embrapa em 2010 culminando na entrega dos documentos em 2020. Uma década de trabalho em prol da Certificação do Queijo Artesanal de Alagoa.

A atual gestão da Prefeitura Municipal, Administração 2017/2020, desde seu primeiro dia de governo tem colocado o produtor rural como foco de sua administração desencadeando diversas ações que beneficiam o homem do campo. Iniciando com uma reestruturação e ampliação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Destinando os maquinários e equipamentos da Secretaria de Obras ao atendimento rural. Mantendo o contrato da Prefeitura com a Emater, para continuidade do Escritório Local. Alocando mais funcionários, como auxiliar de veterinário e engenheiro agrônomo para dar atendimento e suporte aos produtores. Adquirindo motos 0km para facilitar e agilizar o atendimento. Destinando 1 carro exclusivo para a Secretaria. Implantando também o Serviço de Inspeção Municipal. Apoiando todas ações da AproAlagoa, inclusive cedendo o cômodo para a sede da mesma, e sempre empregando esforços para atender as demandas rurais.

Prefeitura de Alagoa – ADM 2017/2020 | Produtor Rural | Cada vez melhor!